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Gestão de Arquivos
· Joana Cruz @ 05 AprE numa altura em que já só se fala em digitalização e na importância da tecnologia para o crescimento económico e dos negócios, é fundamental saber que existem soluções que simplificam esta gestão e falamos, por exemplo, de Soluções para a Gestão de Arquivos Digital.
A Gestão de Arquivos representa uma preocupação por parte das empresas. O tempo usado diariamente para tratar, receber, enviar, arquivar, ou procurar documentos em suporte papel pode variar dependendo do volume de documentos com que se lida diariamente. No entanto, em média, uma pessoa pode gastar entre 30 minutos a 2 horas por dia a lidar com documentos em papel, incluindo o tempo gasto para procurar por documentos, organizar, classificar, arquivar ou digitalizar.
Esse tempo pode ser ainda maior para profissionais que trabalham com documentos em grandes volumes, como advogados, contabilistas ou profissionais de recursos humanos. Com a adoção de soluções digitais para a gestão de arquivos, o tempo gasto nessas tarefas pode ser significativamente reduzido, permitindo que as pessoas se concentrem em atividades mais produtivas e estratégicas.
É sabido que, praticamente todas as empresas têm um espaço físico reservado ao arquivo documental, cuja organização é feita manualmente. Contudo, essa gestão acarreta inúmeras vezes grandes problemas. E aqui falamos da perda de informação, da dificuldade em encontrar documentos, do risco de acesso livre a informação privilegiada, por parte de qualquer pessoa, ou do esquecimento no tratamento da informação. O que se traduz na maioria das vezes em perdas de produtividade.
Por forma a responder a alguns destes desafios, as empresas têm procurado soluções para uma gestão documental e processual automatizada. Desta forma, garantem completa segurança no acesso e tratamento da informação, facilidade no acesso aos documentos, maior eficácia e eficiência na gestão de processos e por conseguinte aumentam a produtividade e reduzem a margem de erro.
A digitalização de documentos assegura que toda a informação do papel é passada para ficheiros informatizados, desta forma é possível,não só, reduzir o espaço físico de armazenamento como preservar os documentos.
MAS O QUE É, AFINAL, A GESTÃO DE ARQUIVOS?
A Gestão de Arquivos ganhou maior notoriedade com a crescente necessidade das empresas desmaterializarem processos e agilizarem métodos de trabalho. E com o principal objetivo de facilitar e aumentar a rapidez no acesso à documentação, de rastrear os ficheiros ou de guardar a informação num único local, libertando espaço físico, o arquivo digital é um serviço que garante ganhos de produtividade e agrega mais valor para o negócio. Mas como funciona o arquivamento digital?De forma simplificada, a Gestão de Arquivos armazena informação num único local e facilita uma gestão e partilha estruturada dessa informação pelos intervenientes. Uma vez armazenados numa Solução de Arquivo Digital, como o iPortalDoc, os documentos podem ser acedidos a qualquer altura e de forma ágil. Além disso, com o Arquivo Digital, além de saber sempre onde estão guardados os documentos, existe uma redução dos custos associados em material de escritório, poupando em papel, espaço físico e impressão.
VANTAGENS DA GESTÃO DE ARQUIVOS
DESMATERIALIZAÇÃO DOCUMENTAL
A desmaterialização é das vantagens mais evidentes deste sistema. Quando uma empresa decide implementar um sistema para a gestão de arquivos garante que toda a documentação que se encontra em formato físico é digitalizada e classificada segundo os critérios por vós definidos. Ou seja, é possível fazer a classificação por documentos contabilísticos, financeiros, de Recursos Humanos, entre outros.MAIOR EFICÁCIA NA GESTÃO DE PROCESSOS
Com a implementação de um sistema de gestão de arquivos a informação fica devidamente estruturada e organizada e como tal, existe uma maior rapidez no acesso a essa mesma informação, logo os colaboradores ficam muito mais libertos para tarefas de maior impacto para a organização.MAIOR SEGURANÇA NO ACESSO À INFORMAÇÃO
Quando a informação se encontra desorganizada, sem estrutura, existe uma maior probabilidade de perda ou extravio dos documentos. Uma Solução para a Gestão de Arquivos, além de garantir a total segurança da informação, permite manter os documentos devidamente organizados e estruturados por processo. -
Siga as Dicas para utilização do iPortalDoc
· Joana Cruz @ 17 FebPara uma utilização mais eficiente da Solução de Gestão Documental e de Processos, iPortalDoc preparamos um conjunto de pequenos vídeos que o vão ajudar a explorar algumas funcionalidades.
Siga as IPBRICK.Dicas 👉 https://bit.ly/40YgTih
- Alterar a Informação de um Documento
- Associar Documentos
- Atribuir Ações de um Utilizador Antigo a um Novo Utilizador
- Atualizar Revisão de um Documento – WebOffice
- Atualizar Revisão de um Documentos
- Criar Atalho
- Criar Grupos
- Encaminhar Documentos com Ação Pendente
- Encaminhar Documentos para o exterior
- Encaminhar Múltiplos Documentos
- Guardar Pesquisa
- Inserir Documentos
- Inserir Documentos via Drag and Drop
- Ligar Documentos
- Marcar Documentos
- Mover Documentos
Siga-nos para mais IPBRICK.Dicas.
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Solução de Voice & Chatbot IPBRICK
· Joana Cruz @ 13 OctAutomatização dos processos de atendimento por voz e chat com recurso a técnicas de Inteligência Artificial (IA).
Assistir ao vídeo: https://lnkd.in/dfWAuRQ9 -
Low Code acelera Transformação Digital.
· Joana Cruz @ 03 AugA versão 7.1 do iPortalDoc trará consigo muitas novidades. Desta vez, falamos da possibilidade de construir processos, para áreas específicas, com recurso ao Low Code.
Ler artigo completo
https://bit.ly/3OBHqun
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Ferramenta BPMN 2.0
· Joana Cruz @ 26 JulDe uma forma simples, BPMN significa Business Process Management Notation (Notação de Modelagem de Processos de Negócio) e trata-se de uma representação gráfica feita a partir de ícones que simbolizam o fluxo de um processo. Ou seja, a partir dessa notação gráfica, feita a partir de uma ferramenta BPMN 2.0, é possível fazer o mapeamento dos processos onde cada ícone representa uma etapa/tarefa.
A utilização de uma ferramenta BPMN 2.0 é uma estratégia interessante para quem procura otimizar os seus processos de negócio e visualizá-los através de uma representação gráfica simples.Para saber mais: https://www.iportaldoc.pt/pt-pt/ferramenta-bpmn-2-0
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iPortalDoc: Introdução automática de documentos com Código QR
· Joana Cruz @ 03 MarO OCR integrado no iPortalDoc extrai a informação do Código QR, de documentos de faturação, e utiliza-a para classificar e introduzir automaticamente esses documentos na Gestão Documental e de Processos.
O início do ano marcou a obrigatoriedade da implementação de faturas, e outros documentos fiscalmente relevantes, com Código QR. Dando-se, assim, mais um passo na transformação digital de um campo tão complexo como o fiscal.
O OCR do iPortalDoc extrai os dados do Código QR, como o NIF (emitente e requerente), tipo de documento, data, base tributável, taxas de IVA, etc. Estes metadados são depois utilizados para classificar e introduzir automaticamente o documento na Solução.
Desta forma, o iPortalDoc não só assegura que as empresas cumprem as regras relativas à faturação mas também o arquivo e classificação de documentos em formato eletrónico. O iPortalDoc, permite ainda, de forma desmaterializada e centralizada, gerir estes processos financeiros que envolvem a associação de documentos e a respetiva aprovação e envio.
A integração do iPortalDoc com ERP, via webservices, permite que o lançamento das faturas no ERP seja automático.
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Sistema Unificado de Comunicações para Automação de Processos Hospitalares
· Joana Cruz @ 17 Feb #iportaldoc, #ipbrick, #voicebot, #assistentevirtual, #automacaodeprocessosSistema integrado, e orientado à satisfação do cliente para recolha, registo e tratamento de informação através da automação de fluxos de trabalho.
Disponível 24 horas por dia 7 dias por semana, aumenta a satisfação do cliente e a eficiência operacional com a redução da margem de erro e do tempo de espera e resposta.
Um Sistema Unificado de Comunicações para a Automação de Processos Hospitalares baseado em tecnologia IPBRICK integra diferentes plataformas/sistemas com a capacidade de executar tarefas e operações em bases de dados, sistemas empresariais, sites, etc. O sistema garante assim a convergência de toda a informação inclusive a proveniente dos diferentes canais/meios (chamadas, e-mails, etc), numa interface central principal (BPMS, iPortalDoc).
Unificação das Comunicações, porquê?
Quando não existe um Sistema Unificado de Comunicações para a Automação de Processos, a informação que chega através de determinado meio, como uma chamada, por exemplo, será tipicamente respondida com uma outra chamada, num processo manual e muitas vezes moroso. Ainda que possam ser utilizados outros meios, na maioria das vezes, essa troca de informação, não funciona de forma integrada e por isso fica dispersa em diferentes sistemas. Dificultando o processo de consulta e tratamento dessa mesma informação., o que torna os processos operacionais longos e morosos e gera, inúmeras vezes, a insatisfação do cliente.
Na prática, como funciona?
Um cliente liga para um serviço hospitalar para obter, por exemplo, uma informação relativa ao resultado de um exame. Essa chamada é atendida por um Assistente Virtual (VoiceBot), que está devidamente capacitado para recolher toda a informação fornecida pelo cliente, interpretar e tratar essa mesma informação e dar-lhe uma resposta imediata.
Além da agilidade com que o Assistente Virtual responde ao cliente, que rapidamente viu a sua questão resolvida, a gravação da chamada, que deu origem ao pedido do cliente é registada no BPMS onde o pedido vai ser posteriormente encaminhado para o respetivo departamento para ser tratado. Esta troca de informação fica devidamente registada e associada ao Processo.
Depois de tratado o pedido, graças a esta Solução, é ainda possível despoletar, recolher e armazenar informação de um inquérito de satisfação.
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Águas do Norte é o grande vencedor do Prémio Abertura 2021
· Joana Cruz @ 23 JunA Águas do Norte, com um projeto inovador onde utiliza tecnologia IPBRICK, foi o grande vencedor do Prémio Abertura 2021, que foi entregue durante o Open Source Lisbon.
O projeto a concurso “AdN4.0+, Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”, destacou-se, entre várias candidaturas, pela adoção de tecnologias Open Source IPBRICK, em parceria com a DECUNIFY, SA.
Este prémio anual é entregue pela #ESOP (A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas), às entidades que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source, ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização.
https://www.esop.pt/destaque/o-premio-abertura-2021-destaca-transformacao-digital -
Águas do Norte é um dos três finalistas candidatos ao Prémio Abertura 2021
· Joana Cruz @ 28 MayO projeto a concurso “AdN4.0+, Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos”, “destacou-se pela adoção de tecnologias Open Source do fabricante IPBRICK, em parceria com a Decunify.
A Águas do Norte, através da adoção das soluções IPBRICK, tem vindo a desenvolver e disponibilizar serviços digitais, contribuindo, desse modo, para a desburocratização e gestão eficiente de documentos e processos.
Este prémio anual é entregue pela ESOP (A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas), às entidades que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source, ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização.
O vencedor será publicamente anunciado no decorrer do evento Open Source Lisbon, que acontece online – https://www.opensourcelisbon.com – nos dias 17 e 18 de junho.
Ler mais: tinyurl.com/35r4hjft
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Dia 5 de maio, é dia de celebrar
· Joana Cruz @ 05 May #ipbrick, #aniversarioHá 21 anos a reiventar-se no desenvolvimento de soluções para as Comunicações Empresariais.
Hoje a IPBRICK celebra mais um aniversário. Depois de o último ano ter sido tão desafiante para todos, neste novo ano, em que a IPBRICK celebra 21 anos, acreditamos ter vários motivos para agradecer e celebrar.
Agradecer-lhe a si, aos nossos parceiros e clientes que continuam a apostar na IPBRICK e a fazer desta marca uma referência mundial na área das Comunicações Empresariais.
Celebrar porque, depois de um ano de grandes desafios, e de muito trabalho, daqui a menos de um mês irá ser lançada a tão aguardada versão 7.0 da IPBRICK e do iPortalDoc, e ainda a versão 3.0 do Digital Workspace, o IPBRICK.CAFE.
Estamos convictos de que, estas novas versões serão um marco na utilização de Soluções baseadas em Open Source para as Comunicações Empresariais.
Obrigada por se manter desse lado e por todos os dias nos dar razões para continuarmos esta caminhada.